terça-feira, 27 de outubro de 2009

Exposição, Christian Lacroix - Trajes em Cena, se despede do MAB - FAAP

© Centre National du Costume de Scène, FranceFotografia: Jean-Marc Tessonnier - Ville de Moulins


© Centre National du Costume de Scène, FranceCroqui original de Christian Lacroix
Em comemoração ao Ano da França no Brasil, o Museu de Arte Brasileira da FAAP, em parceria com o Centre National Du Costume de Scène - CNCS (Centro Nacional do Traje em Cena), em Moulins, na França, apresenta até 1º de novembro, a exposição Christian Lacroix - Trajes em Cena.
São cerca de 100 trajes de cena e oitenta croquis desenhados por Christian Lacroix integrando a mostra sobre os melhores figurinos do estilista.
Nascido em Arles, em 1951, Lacroix, costurou estilos e referências de diversas épocas, criando coleções desconcertantes nas quais o predominio são o luxo, a fantasia e, principalmente, toda a sua audácia.
Conjuga a ciência técnica da alta-costura, o savoir-faire artesanal, truques e astúcias do palco, o respeito pelas obras e a sensibilidade pessoal dos atores. Ele gosta de evocar seus primeiros passos na costura na reinterpretação dos trajes que havia visto em cena.
Em 2008, realizou um sonho, quando ficou a frente de duas exposições em comemoração aos 20 anos de sua maison.
O requinte da alta costura de Lacroix já esteve presente na FAAP em 1997, quando ele apresentou as suas coleções em um desfile e uma exposição.
O Centre National du Costume de Scène - CNCS, cujo Presidente é Christian Lacroix, é a primeira estrutura de conservação, tanto na França como internacionalmente, a ser inteiramente consagrado ao patrimônio material dos teatros. Para mais informações e referências http://www.cncs.fr/.
Para quem é apaixonado pela moda em sua essência e também pelo teatro a exposição é imperdível. Impecável na montagem, cenários e figurinos. Em cada peça é possível compreender a visão de Lacroix para cada personagem, os sentimentos passados por cada história contada, formando cenários repletos de texturas, silhuetas volumosas, bordados e pedrarias, as mesmas referências e inspirações que fizeram Christian Lacroix reinventar a alta-costura.
Ainda dá tempo de conferir.
MAB: Rua Alagoas, 903. Higienópolis
De terça a sexta, das 10h00 às20h00.
Sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 17h00
Fechados às segundas feiras, inclusive quando feriado
Entrada Gratuita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário