segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Na Era da Criatividade...







O jornal Valor Econômico dedicou uma matéria inteira em 15/10/2010 sobre um tema que já foi bastante discutico em nosso Blog em posts anteriores, Economia Criativa como fator de desenvolvimento.



A matéria, O intagível verde e amarelo, chama muito a atenção pela riqueza de referências sobre o tema e apresenta um cenário do Brasil nesse panorama muito completo, com cases, opiniões de gestores e executivos e principalmente sobre os avanços e desafios do país para tornar-se referência em economia criativa no mundo.



O Brasil é indiscutivelmente referência em criatividade para o mundo. O ponto chave da questão quando se trata de economia criativa é em qual momento a critividade se torna um valor de mercado e de exportação para um país? Nossa criatividade gera desenvolvimento? Temos uma educação no país voltada para geração de uma classe criativa e empreendedora? O país oferece estrutura suficiente para investirmos em negócios criativos e com alto valor agregado?


Ao analisarmos cada uma destas questões percebemos que o nosso país oferece uma infinidade de ferramentas para o desenvolvimento da economia criativa: diversidade na cultura, nas artes, no artesanato, na música, na moda, no design, inclusive na tecnologia. O que falta é o investimento para criar um cenário que favoreça todas essas variáveis e impulsione realmente um mercado criativo com forte identidade para o mundo.


A matéria do Jornal Valor Econômico destacou um dos cases brasileiros de maior sucesso internacionalmente sobre o tema: O São Paulo Fashion Week.


O SPFW colocou, em 2009, a cidade de São Paulo em oitavo lugar no ranking das cidades mais importantes do mundo da moda, segundo o Global Language Monitor.


O evento é referência em economia criativa mundialmente, promove o tema chamando para a discussão em suas edições um grupo de formadores de opinião. Busca impulsionar uma rede e uma plataforma de informações que consiga consolidar o segmento e exportar não somente o produto final da moda brasileira mas todos os seus processos criativos em seu bojo.


Gera valor, investimentos e aquece o mercado através do fator criativo.


Recomendo a leitura integral da matéria do Valor.

E para quem quiser entender melhor as bases "teóricas" da Economia Criativa e da geração criativa que emerge cada vez mais no mercado de profissionais, vai a dica do livro "The Rise of the Creative Class", Richard Florida.

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