quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Estilo Sustentável de fazer Moda

Ethical Fashion Forum
Fibras de Bambu




Em nossa última discussão sobre o tema da sustentabilidade no mercado da moda, foram colocados alguns questionamentos sobre práticas sustentáveis na moda.

Dando continuidade a essa discussão, hoje, a proposta é tentar esclarecer alguns conceitos sobre sustentabilidade e como tais conceitos vêm sendo aplicados nos segmentos produtivos da moda.
Dessa forma, espero abrir algumas perspectivas sobre o assunto e de certa forma também aumentar as informações e ferramentas que o consumidor consciente deve levar em conta na hora da compra.

Então vamos lá!!!! Espero que ajude!!!!

Quando saímos às compras analisamos o produto final que organização coloca nas prateleiras. Nossa decisão de compra normalmente estará ligada ao preço, a qualidade do produto, as formas de marketing e divulgação que despertam o desejo pela obtenção do produto.

Nesse sentido, a compra consciente, muitas vezes é determinada pelas informações passadas por uma marca ou empresa sobre ações sustentáveis adotadas, a matéria prima utilizada na produção, tecnologias mais eficientes, as certificações verdes, entre outros.

É importante destacar que essas ações fazem parte de uma cadeia de valores adotada pela empresa, que determina o relacionamento com os seus stakeholders (público de interesse que afeta ou é afetado pela atividade de uma empresa).

Uma cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final.

Para entender melhor como essas novas realidades refletem no mercado da moda, seguem alguns exemplos de ações desenvolvidas no Brasil e no mundo também.
EFF (Ethical Fashion Forum): Organização Internacional, sem fins lucrativos, sediada em Londres. A proposta da organização é gerar troca de conhecimento e informação, trazer novas inspirações e promover ações num movimento colaborativo para transformação dos padrões sociais e ambientais na indústria da moda mundial.
Um exemplo dessas ações é o evento organizado pela EFF, na Universidade Chelsea, em Londres, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de novembro. O Ethical Sourcing Marketplace tem como objetivo promover as práticas de forma sustentável, e facilitar o abastecimento sustentável entre os profissionais da moda. Este evento visa criar uma plataforma e oportunidades para os fornecedores com práticas exemplares. Finalmente, sua meta é reduzir o impacto ambiental da indústria, apoio ao comércio justo e equitativo, e reduzir a pobreza.
http://www.ethicalfashionforum.com/home

Ano Internacional das Fibras Naturais: Em 2006, a Assembléia Geral das Nações Unidas determinou que o ano de 2009 fosse dedicado as Fibras Naturais. A decisão foi baseada na produção de uma grande diversidade de fibras naturais produzidas em muitos países e sendo importante fonte de renda para muitos produtores. Esse segmento de mercado possui papel importante na segurança alimentar, erradicação da pobreza e nas ações no caminho para conquistar dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O ano de 2009 vem sendo marcado por uma série de eventos destinados à temática das Fibras Naturais. Ao redor do mundo ocorreram encontros, congressos, simpósios para promoção da troca de experiências entre produtores, pesquisadores, autoridades governamentais e indústria.
http://www.brasilia.unesco.org/unesco/premios/2009-ano-internacional-das-fibras-naturais
http://blogdaterra.com.br/2009/01/20/2009-ano-internacional-das-fibras-naturais/

CETESB e as Indústrias Têxteis: A Cetesb (Agência Ambiental do Estado de São Paulo), lançou em conjunto com a SindiTextil – SP, o Guia Técnico Ambiental da Indústria Têxtil, desenvolvido para prevenção da poluição na indústria têxtil. O manual trata de ações para economia de água e de energia, redução do uso de substâncias tóxicas, utilização sustentável das matérias primas, entra outros.
http://www.cetesb.sp.gov.br/Tecnologia/producao_limpa/documentos/guia_textil.pdf
As empresas no ramo têxtil, confecções, marcas estão cada vez mais inseridas no contexto social e ambiental.
Busque informações nos sites das suas marcas favoritas para saber quais ações fazem parte do seu estilo na hora vestir. Muitas indústrias e marcas, hoje, fazem relatórios sociais e ambientais, possuem capital aberto, e em função disso, apresentam maior transparência nas informações sobre gestão e produção.
Pesquise!!! Informe-se!!!! Busque nos sites institucionais, o site da Bovespa, por exemplo, é uma excelente fonte de informações. Quem sabe sua marca preferida possa fazer parte do Índice de Sustentabilidade da Bovespa.







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