Osklen: Fibras PET
Anya Hindmarch: I´m not a plastic bag
Prêmio Ethos Valor: 10º Edição
A moda representa uma das principais ferramentas para a análise da evolução histórica do homem, suas relações sociais, políticas econômicas e com o meio em que habita.
Assim como, as grandes perucas e os vestidos sofisticados de Maria Antonieta acompanharam a queda da monarquia com a Revolução Francesa no século XVI, as mini-saias identificaram as mudanças de comportamento e a emancipação feminina na década de 60 e as camisetas florais e calças boca de sino demonstraram o desabrochar da nova juventude na década de 70 evocando a liberdade de expressão.
Todas as manifestações sociais ao longo da história acabaram refletidas no comportamento humano e inevitavelmente na moda.
O próprio movimento da globalização torna-se mais aparente e intensificado quando identificamos os traços da moda mundial, quando reparamos nas ruas de São Paulo, mulheres trajando como acessório os lenços palestinos, ou mulheres em Nova Iorque usando sandálias Havaianas.
A moda representa muito mais do que uma escolha de estilo pessoal ou comportamento, mas mostra-se como importante porta-voz de estilos de vida e ideais, transformando-se assim, numa poderosa ferramenta social, capaz de identificar mudanças e de, acima de tudo, impulsionar novas consciências.
Um exemplo claro deste poder é movimento da consciência ambiental que tem na moda seu grande aliado.
Hoje, o mundo inteiro vem se deparando com as conseqüências das ações irresponsáveis do homem frente ao meio em que habita.
As palavras sustentabilidade e responsabilidade socioambiental nunca foram tão utilizadas.
A todo o momento nos deparamos com novos projetos e campanhas, vindo de todos os setores e segmentos, porém, ainda está muito distante o entendimento de que a consciência ambiental e social é acima de tudo mudança de comportamento, atitudes que refletem em nosso dia a dia.
Comportamento como cidadão, líderes, governo, empresa, enfim como agentes de transformação contínua perante o mundo.
A moda está cada vez mais presente no mercado sustentável. Incentiva a produção de roupas com materiais reciclados ou recicláveis, tecidos naturais tradicionais ou mesmo ecologicamente inovadora.
Esse movimento vem se intensificando justamente porque existe um público mais exigente, que busca informações quanto à procedência dos produtos, assim, muitos fabricantes de roupas buscam se diferenciar usando materiais ecológicos e maneiras mais sustentáveis de produzir.
Nada mais reflete o comportamento do que a moda, assim a pergunta que deixo é:
O que é a sustentabilidade na moda? Como ser consciente na hora da compra? Basta uma marca utilizar produtos sustentáveis como a fibra PET ou lançar uma linha de eco-bags para mostrar-se consciente? A resposta é claramente não, mas não poderíamos colocar todas as possibilidades do que envolve uma cadeia sustentável num único artigo, por isso deixo aqui o desafio e a promessa de um início de artigos sobre o assunto para que novas formas de pensamento possam se abrir.
Deixo também outro desafio para os estudantes e acadêmicos da moda e design. O Instituto Ethos e Jornal Valor Econômico abrem, em 23 de novembro, as inscrições para a 10º Edição do Prêmio Ethos Valor. Inscreva seu artigo ou plano de ensino sobre resposanbilidade socioambiental na moda. Tenho certeza que esta é uma temática ainda não explorada no campo acadêmico e precisa ser implusionada para que mais entendimento e transformações ocorram. Seja você um pioneiro!!!! Para maiores informaçõeswww.ethos.org.br
Anya Hindmarch: I´m not a plastic bag
Prêmio Ethos Valor: 10º Edição
A moda representa uma das principais ferramentas para a análise da evolução histórica do homem, suas relações sociais, políticas econômicas e com o meio em que habita.
Assim como, as grandes perucas e os vestidos sofisticados de Maria Antonieta acompanharam a queda da monarquia com a Revolução Francesa no século XVI, as mini-saias identificaram as mudanças de comportamento e a emancipação feminina na década de 60 e as camisetas florais e calças boca de sino demonstraram o desabrochar da nova juventude na década de 70 evocando a liberdade de expressão.
Todas as manifestações sociais ao longo da história acabaram refletidas no comportamento humano e inevitavelmente na moda.
O próprio movimento da globalização torna-se mais aparente e intensificado quando identificamos os traços da moda mundial, quando reparamos nas ruas de São Paulo, mulheres trajando como acessório os lenços palestinos, ou mulheres em Nova Iorque usando sandálias Havaianas.
A moda representa muito mais do que uma escolha de estilo pessoal ou comportamento, mas mostra-se como importante porta-voz de estilos de vida e ideais, transformando-se assim, numa poderosa ferramenta social, capaz de identificar mudanças e de, acima de tudo, impulsionar novas consciências.
Um exemplo claro deste poder é movimento da consciência ambiental que tem na moda seu grande aliado.
Hoje, o mundo inteiro vem se deparando com as conseqüências das ações irresponsáveis do homem frente ao meio em que habita.
As palavras sustentabilidade e responsabilidade socioambiental nunca foram tão utilizadas.
A todo o momento nos deparamos com novos projetos e campanhas, vindo de todos os setores e segmentos, porém, ainda está muito distante o entendimento de que a consciência ambiental e social é acima de tudo mudança de comportamento, atitudes que refletem em nosso dia a dia.
Comportamento como cidadão, líderes, governo, empresa, enfim como agentes de transformação contínua perante o mundo.
A moda está cada vez mais presente no mercado sustentável. Incentiva a produção de roupas com materiais reciclados ou recicláveis, tecidos naturais tradicionais ou mesmo ecologicamente inovadora.
Esse movimento vem se intensificando justamente porque existe um público mais exigente, que busca informações quanto à procedência dos produtos, assim, muitos fabricantes de roupas buscam se diferenciar usando materiais ecológicos e maneiras mais sustentáveis de produzir.
Nada mais reflete o comportamento do que a moda, assim a pergunta que deixo é:
O que é a sustentabilidade na moda? Como ser consciente na hora da compra? Basta uma marca utilizar produtos sustentáveis como a fibra PET ou lançar uma linha de eco-bags para mostrar-se consciente? A resposta é claramente não, mas não poderíamos colocar todas as possibilidades do que envolve uma cadeia sustentável num único artigo, por isso deixo aqui o desafio e a promessa de um início de artigos sobre o assunto para que novas formas de pensamento possam se abrir.
Deixo também outro desafio para os estudantes e acadêmicos da moda e design. O Instituto Ethos e Jornal Valor Econômico abrem, em 23 de novembro, as inscrições para a 10º Edição do Prêmio Ethos Valor. Inscreva seu artigo ou plano de ensino sobre resposanbilidade socioambiental na moda. Tenho certeza que esta é uma temática ainda não explorada no campo acadêmico e precisa ser implusionada para que mais entendimento e transformações ocorram. Seja você um pioneiro!!!! Para maiores informações
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Parabéns pelo comentário, me deparei com os mesmos questionamentos e agora escrevo uma matéria sobre o assunto...certamente a sustentabilidade na moda deve envolver todo o processo de fabricação do produto final, é uma MUDANÇA DE COMPORTAMENTO tanto do consumidor quanto do produtor.
ResponderExcluirAbraços,
Raquel Monteath