sexta-feira, 27 de agosto de 2010

RAIO - X DO CONSUMIDOR

A decisão de compra vai além do produto em si.

Hoje, o mercado oferece diversidade de produtos, preços, pontos de venda, tecnologias, tornando as opções de compras infinitas, e o ambiente competitivo mais acirrado e volúvel.
Uma das vantagens reside na fidelização do cliente, ou seja, atendê-lo primorosamente, satisfazer suas necessidades, exceder expectativas e fomentar o desejo de retornar e consumir novamente.

Descobrir quem é seu cliente potêncial e quais valores são levados em consideração por esse cliente que determinam suas decisões de compra é uma análise fundamental.

As variáveis que desenham o perfil de um consumidor são inúmeras: geográficas, sociais, políticas, psicológicas, de genêro, renda, cada um desses fatores definem o comportamento do consumidor perante um produto ou serviço, bem como sua escolha de compra.
O jornal O Estado de São Paulo realizou uma matéria em 22 de agosto sobre O Design do Consumo como uma ferramenta de marketing cada vez mais determinante para o sucesso no varejo.
O arquiteto Maurício Queiroz possui uma consultoria que foca nos aspectos físicos e espaciais de venda considerando as variáveis de identidade do público alvo para deenvolver ambientes que facilitem o atendimento e a satisfação do cliente. A consultoria atende clientes como Vivara, Etna, Montblanc e Nextel.
A Nielsen é outra referência em consultoria especializada na medição da perfomance do seu cliente no mercado.
Através da análise e diagnósticos das ações de marketing e pontos de vendas é possível medir e colher as preferências dos clientes de determinada empresa no seu ambiente de venda.

Outra referência no estudo do comportamento do consumidor é Paco Underhill, fundador da Envirosell Inc, consultoria que possui clientes como Adidas, Target, Walgreens, H&M, Banana Republic, Estèe Lauder e Starbucks.

A Envirosell tem presença internacional , seu escritório para América Latina fica no Brasil e atende clientes como Ambev, Itaú-Unibanco e grupo Pão de Açúcar.






É importante o empresário atentar para as informações subliminares de seu negócio, detalhes que num conjunto determinam seu sucesso no mercado.

O espaço que seu produto ocupa na gôndola do supermercado ou na sua loja faz diferença para o seu público-alvo.

O ambiente de loja que favoreça a mobilidade do cliente faz diferença na decisão de compra. Até mesmo o estacionamento do estabelecimento pode ser determinante para fidelizar um cliente.


Fontes:

O Estado de São Paulo
http://br.nielsen.com/
http://www.mauricioqueiroz.com.br/

Para saber mais:

A Geografia das Compras
Paco Underhill

A Ciência das Compras
Paco Underhill

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