A Couromoda estabeleceu-se no calendário da moda como a maior feira de calçados e acessórios, não somente do Brasil, mas da América Latina e 2ª maior feira mundial no segmento.
A feira apresentou 1.100 expositores, os quais respondem por 95% da produção brasileira.
Foi ponto de encontro para oferecer aos lojistas e importadores não somente a mais completa amostragem da moda, mas também em tecnologia e marketing do setor de calçados e artefatos de couro, com a presença de mais de 3 mil marcas que estabelecem relações comerciais com mais de 60 países.
Pudemos conferir o investimento na diversidade de modelos, materiais e cores, buscando atender a maior variedade de consumidores e compradores.
As novidades orientadas para o público feminino, masculino, esportistas, infantil e, inclusive, para atender o crescente mercado pet no Brasil.
As expectativas para 2010 no setor são as mais otimistas possíveis.
Após a crise que gerou uma queda no mercado de 28% em 2008, em 2009 o mercado recuperou-se conquistando crescimento de 6% com expectativa de crescer 10% em 2010.
30000 postos de emprego foram reabertos e a retomada ocorreu graças ao reaquecimento do consumo doméstico e do aumento das taxas para produtos chineses, o maior concorrente e entrave para o mercado brasileiro.
O tom estabelecido na feira, tanto em produtos e tendências como em tecnologia e estratégias mostra a clara orientação do mercado em 2010 para o exterior, com qualidade e estilo para atrair, principalmente o mercado europeu.
Os produtores investem cada vez mais na identificação da marca, bem como nas estratégias e oportunidades de vendas para a Copa do Mundo, que ocorrerá este ano.
O cenário é promissor para segmento. Vamos continuar acompanhando as tendências econômicas e as oportunidades apresentadas para 2010.
A seguir vamos conferir o que a feira trouxe em tendências e estilo.