Foto2: Loja Conceito Apple
Foto 3: Loja Conceito Casa da Natura
Seguindo o contexto dos últimos artigos do Blog, passeando por temas da moda, tendências, consumo e mercado, apontando as grandes marcas nacionais e internacionais, mas que acima de tudo, cada vez mais globais, proponho uma discussão entre dois conceitos de lojas totalmente distintos, porém mais do que atuais.
No tempo onde tudo é dinâmico, urgente e instantâneo, em que o luxo mais disputado é o tempo em si, as lojas e grandes marcas precisam buscar alternativas criativas para mostrar seus produtos e principalmente cativar seus clientes na decisão da compra.
O grande diferencial se apresenta nos novos conceitos e ferramentas de vendas .
De um lado, as lojas Conceito, oferecem ao cliente não somente uma vitrine com as últimas tendências, mas uma experiência de conhecimento dos produtos e, principalmente, da identidade das marcas, seja através do design e ambiente diferenciado, da exposição dos produtos ou do atendimento exclusivo repleto de informação.
Entre os grandes exemplos de marcas e empresas que utilizam este estilo inovador de lojas como agregador de valor e posicionamento de mercado estão a Apple, a Melissa, as Havaianas e a Natura.
O intuito das lojas Conceito não é a venda imediata, muito pelo contrário, é despertar no seu público o desejo do consumo através do conhecimento da história, identidade da marca, exclusividade no atendimento e diferenciais do produto, enfim, não é a compra e sim a experiência.
Na contramão desta tendência outro conceito de venda desponta no mercado com grande força, as Lojas Pop Up.
O intuito das Lojas Pop Up é despertar o sentimento de urgência pelo consumo do produto. São lojas que têm tempo de vida determinado no espaço escolhido, ficam abertas durante um curto período de tempo, oferecendo produtos exclusivíssimos que podem sair do circuito muitas vezes em horas.
Internacionalmente a Nike foi uma das pioneiras neste conceito de loja e no Brasil a experiência mais recente com Lojas Pop Up esta sendo realizada pela Casa de Criadores, em São Paulo.
A Casa de Criadores foi lançada em 1997, através de um grupo de jovens que buscavam a promoção de um evento para lançar suas novas coleções. O objetivo principal era a criação de um espaço que permitisse a esses novos estilistas uma proximidade maior com o mercado de moda brasileira.
De la para cá, o evento tornou-se uma das maiores expressões e vitrines do novo na moda brasileira.
Na última semana a Casa de Criadores lançou, em parceria com a Cavalera, sua loja Pop Up que funcionará por seis meses na Alameda Lorena, uma das localidades mais valorizadas de São Paulo.
Um dos fatores determinantes para a idealização da Loja Pop Up foi gerar uma extensão ao evento de moda, proporcionando aos estilistas maior visibilidade das suas coleções com um ponto de venda.
Entre o conceitual e o urgente qual a sua escolha na hora de sair para as compras?
Nenhum comentário:
Postar um comentário