terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Case de Sucesso: Anne Fontaine

A história de sucesso de Anne Fontaine já é bem conhecida.
Anne Fontaine lançou sua marca de moda feminina em Paris, em 1993, com apenas 22 anos de idade. Hoje é considerada a "rainha das camisas brancas", com renome internacional, possui lojas nas principais cidades do mundo, como Nova York, Xangai e Tóquio.
Brasileira, nascida e criada no Rio de Janeiro, buscou inspiração para seu empreendimento nas suas paixões, valores e referências culturais de forma sútil e simples.
Em viagens ao redor do Brasil, principalmente na Amazônia, descobriu sua paixão pelas fibras e tecidos naturais, bem como a importância da proteção ambiental.
Mudou-se para Paris para estudar Biologia, trabalhou em organizações de proteção ambiental, mas foi com seu marido e sócio Ari Zlotkin que iniciou os primeiros passos do hoje império Anne Fontaine.
Transformou um negócio a beira da falência, herdada por seu marido, numa marca que oferece para suas clientes uma visão do luxo comtemporâneo. Foi através de sua primeira coleção de camisas brancas baseada em tecidos naturais, em nos detalhes e caimento perfeitos que amarca ganhou renome. As peças são feitas para tornarem-se uma segunda pele de forma familiar, confiável, elegante e natural.



A visão empreendedora não parou por ai. Hoje Anne possui ao lado de sua boutique na Rue Saint-Honoré o Anne Fontaine SPA, ampliando a visão e conceito da marca, bem como de seus valores sustentáveis com tratamentos a base de bambu selvagem, seda e algodão.
"I wanted to open a day spa that was both organic and urban, that conveys my passion for balance, comfort and my needs as a working woman. Invite you on a journey full of natural ingredients that inspired me all along. Immerse yourself" Anne Fontaine

Apesar das inúmeras matérias e posts sobre a marca Anne Fontaine que já foram publicadas quis deixar aqui o exemplo de empreendedorismo na fórmula que acredito ser a mais bem sucedida de todas.
Unir uma oportunidade, que nem sempre é a mais óbvia para você, com seus valores e identidade e a partir dai traçar um plano para desenvolver essa oportunidade e transformá-la num negócio.
Quem diria que uma brasileira, protetora do meio ambiente, seria hoje referência de marca e design, justamente através de sua visão ambiental e cultural? Quem diria que através da moda de luxo, através de camisas brancas, poderia se passar um mensagem sustentável com fibras naturais?
No ínicio da década de 90 acho que poucos pensariam, mas hoje graças a visão de pessoas como Anne Fontaine e muitas outros empreendedores a mensagem está clara para todos, basta aplicar!!!


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