sexta-feira, 17 de setembro de 2010

FASHION LAW?



Li uma matéria num site voltado para profissionais de direito http://www.migalhas.com/ sobre um curso que forma Advogados especialistas no segmento de moda, Fashion Law Institute.

Num primeiro momento a matéria me causou muita estranheza. Primeiro porque acho difícil conciliar as duas palavras, advogado e moda. Segundo porque fiquei pensando se realmente é necessário para uma empresa ou marca um corpo jurídico especializado no mercado de moda.

A matéria no site Migalhas não diferenciava o curso de um curso de especialização voltado para marcas e patentes, direito do consumidor e direito civil. Não satisfeita fui buscar mais informações no site da Instituição que oferece o curso e olhando todo o contexto, ai sim, entendi muito melhor o propósito do curso.

O primeiro Centro Jurídico da Moda, foi lançado pela Fordham Law, Universidade localizada em Manhattan, New York. O instituto não só forma advogados especialistas para o mercado como também oferece serviços de advocacia pro bono para estudantes de design, moda e estilistas com problemas jurídicos. Treina e dá assistência tanto para advogados como empreendedores na indústria da moda.

A criação do instituto teve suporte e aconselhamento do Council of Fashion Designers of America e de sua atual presidente Diana von Furstenberg.

O foco curricular passa por negócios internacionais, regulamentação governamental, propriedade intelectual, cultura do consumo e direitos civis. Esta localizado no perímetro do Distrito Fashion de Manhattan o que facilita a interação dos profissionais e oportunidades de estágios.

Sim, realmente faz todo o sentido!!!! Quantas boas marcas e empresas da indústria da moda acabam falindo por não entenderem o contexto de mercado e jurídico e a infinidade de problemas gerados pela falta deste olhar mais apurado? Quantos milhares de advogados saem das faculdades por ano sem um caminho profissional definido e poucas opções de empregos e oportunidades profissionais por falta de foco e especialização?

Para mais informações:

http://law.fordham.edu/fashion-law-institute/fashionlaw.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário