Estampa Summer 2011
Tudo começou quando eu era assistente do estilista Reinaldo Lourenço. Eu lembro que estávamos enfrentando problemas com a estamparia que trabalhamos naquela coleção, pois eles não conseguiam fazer o desenho da forma que o Reinaldo queria que ficasse. Então, ele perguntou se eu não conseguia fazer o desenho, ja que eu "mexia" em computador. Eu tentei, e ele amou. E realmente ficou muito bonito. Foram 4 estampas para o verão de 2006.
Depois de uma breve viagem à Berlim, comecei a trabalhar numa camisaria masculina como estilista. Vendo que a camisaria é uma peça mais baseada em tecido e caimento do que inovações drásticas em modelagem, decidi desenvolver tecidos exclusivos com meus fornecedores. Foi um sucesso de vendas e todas as camisarias da região começaram a copiar nossos tecidos.
Após vários empregos de estilista (sempre desenvolvendo algo relacionado à estampa, bordado, etc) fui trabalhar no Bom Retiro numa confecção de moda Teen onde também surgiu a necessidade de desenvolver estamparia exclusiva. Foi ai que a ficha caiu de como eu gostava de trabalhar com o desenho têxtil. Procurei cursos para me aperfeiçoar e fui ganhar experiência trabalhando numa das maiores estamparias digital do país. Após essa fase, abri o Studio Estampa, que teve aceitação imediata de grandes estilistas e tecelagens. Foi ai que veio o convite para trabalhar na Rosa Chá. Hoje concilio o trabalho de design têxtil que realizo na Rosa Chá, com a direção criativa do meu estúdio.
4Stagioni: Quais as maiores dificuldades para um designer de estampas inserir seu studio no mercado e quais oportunidades enxerga no segmento?
4Stagioni : Quais as estampas que estarão mais fortes no verão 2010/11 e poderia dar uma prévia do inverno 2011?
Para o verão, acredito muito em degradees, florais mais geométricos, etnicos
puxados para África, camuflagens tipo Avatar e florais bem tropicais com
folhagens. Para o inverno, minha aposta é nas estampas inspiradas nos Índios
Americanos e nas gravatarias.
4Stagioni : Que dica você daria para um novo profissional que deseja trabalhar com estampas para a moda no Brasil?Criar um banco de referências, pesquisar muito e estudar. Buscar sempre a leveza ao montar um rapport. O Brasil não precisa de designers gráficos fazendo suas estampas, precisamos de desenhistas têxteis, com formação em moda, que interpretem o desenho entendendo que ele será estampado em tecido, e que esse tecido irá vestir um corpo. Falta esse conhecimento para 95% dos designers atuantes no Brasil. Entender que uma estampa corrida não deve ser pensada como uma impressão plana.
4Stagioni : Em quem você gostaria de ver uma estampa sua?
Nenhum comentário:
Postar um comentário